Processo

Para começar é preciso que a turma se organize em grupos de trabalho de 3 ou 4 elementos.

A duração desta atividade será de 5 aulas.

Devem seguir atentamente as indicações dadas e ir registando os aspetos mais importantes pois no final deverão elaborar um relatório e apresentar as principais conclusões à turma.

1ª Aula:

Para resolver esta questão, e porque o bolo só vos será entregue na 5ª e última aula, devem começar por simular os diversos métodos de partilha discreta existentes recorrendo a materiais que poderão ser cortados e/ou riscados para simular divisões. Ao longo das próximas aulas poderão usar sabão, esponjas e imagens de bolos e pizzas de formas e tamanhos diversos como substitutos do bolo.

           

Nesta aula vão conhecer, simular e refletir sobre a aplicação de 4 métodos de divisão do caso contínuo. 

Para cada método apresentado devem:

  • Compreender as suas etapas consultando os link´s e documentos disponibilizados para o efeito;
  • Simular a aplicação do método, com o número de elementos do grupo necessário e recorrendo ao material disponibilizado;
  • Analisar se o método em causa fornece uma divisão equitativa, se a divisão é equilibrada/proporcional e ainda se é livre de inveja.                                                  (Para compreenderem melhor os conceitos citados neste último ponto podem ler o seguinte texto.)
 
Os métodos a analisar são:
 
 

 Um corta e o outro escolhe / Método da divisão e escolha

Descrição e exemplos de aplicação do método:

Vídeo exemplificativo:

 

 O único a dividir / Divisor único

Descrição e exemplos de aplicação do método:

Vídeo exemplificativo:

 

 O único a escolher / Seletor único

Descrição e exemplos de aplicação do método:

Vídeo exemplificativo:

 

O último a diminuir

Descrição e exemplos de aplicação do método:

Vídeo exemplificativo:

 

 

2ª Aula:

Nesta aula vão conhecer três novos métodos de divisão do caso contínuo. 

Não se esqueçam que, à semelhança da aula anterior, devem começar por compreender as etapas da divisão, simular a mesma e no final refletir sobre a divisão efetuada!!


Devem registar as principais conclusões!!

Procedimento livre de inveja de Selfridge Conway

Descrição e exemplos de aplicação do método:

Procedimento livre de inveja de Brams e Taylor

Descrição e exemplos de aplicação do método:

Faca deslizante

Descrição e exemplos de aplicação do método:

Vídeo exemplificativo:

 

 

3ª Aula:

Nesta aula proponho que analisem duas questões. São questões que implicam atenção, reflexão e atitude crítica!! 

Comecem por ler ambas as questões e o texto associado a cada uma delas e em seguida vamos definir, tendo em atenção as vossas preferências,  qual das duas questões o vosso grupo irá analisar.

 

Questão I

O conhecimento dos gostos/preferências dos outros intervenientes pode influenciar o processo de divisão?

                                           

É interessante notar que, por vezes, pessoas com diferentes avaliações de um bolo ou de uma herança, podem beneficiar todas deste desacordo.

Por outro lado, quando um dos intervenientes conhece bem os gostos dos outros intervenientes na divisão, poderá usar tal conhecimento em seu favor!

Reflitam sobre as afirmações acima ilustrando as mesmas através da exemplificação com divisões concretas, por exemplo utilizando bolos com diferentes coberturas!

Nestes casos, quem é preferível ser? Quem divide ou quem escolhe?

Texto de apoio 1

Texto de apoio 2

 

Questão II

Como efetuar uma divisão quando os objetos são indesejáveis?

                           

Ao contrário do bolo, que é algo desejável, por vezes é necessário dividir objetos muito indesejáveis (“chore division”). Refiro-me, por exemplo, à divisão de custos, dívidas ou prejuízos. Este tipo de divisão, em que o objeto a ser distribuído é indesejável, é uma variante dos problemas de divisão justa.

Obviamente, neste caso, os conceitos de divisão equilibrada e livre de inveja sofrem uma alteração natural passando a divisão a ser equilibrada se cada interveniente considera ter recebido no máximo uma n–ésima parte do objeto a dividir (onde n é o número de jogadores) e a ser livre de inveja se cada jogador considerar de acordo com o seu sistema de valores que a sua parte é no máximo igual à dos outros.

Analisem e justifiquem se algum dos métodos estudados ao longo das aulas anteriores pode ser aplicado, com resultados satisfatórios, a este tipo de divisão.

Eventualmente poderão ser sugeridas pequenas adaptações dos métodos estudados que permitam a sua aplicação a este caso.

Texto de apoio (páginas 5,6, 11, 12 e 13)

 

Não se esqueçam que devem tirar notas sobre todas as conclusões a que chegarem! 

Na próxima aula iremos organizar toda a informação recolhida nas últimas aulas num relatório e preparar a presentação oral do trabalho realizado.

 

4ª Aula:

Chegou o momento de refletirem sobre todo o trabalho realizado nas aulas anteriores e elaborarem um pequeno relatório com as principais conclusões. Atenção à estrutura, criatividade, originalidade, clareza, rigor e coerência do texto.

Nesta aula deverão ainda preparar uma pequena apresentação para os vossos colegas de turma durante a qual devem exemplificar a aplicação de dois dos sete métodos de divisão analisados. Deverão escolher aquele que consideram ser o melhor método o o que consideram ter mais aspetos negativos a realçar. Deverão ainda apresentar as vossas conclusões relativamente à questão que analisaram na última aula!!

Cada um dos grupo tem, no máximo, 15 minutos para fazer a apresentação oral do trabalho.

Podem ter conhecimento dos critérios de avaliação do relatório e da apresentação aqui.

Bom trabalho!

 

5ª Aula:

Penso que finalmente estão preparados para partir o bolo... 

...e para fazer a apresentação das vossas conclusões à turma!

 

Para tornar as apresentações mais doces, cada grupo tem disponíveis dois bolos que permitirão demonstrar a aplicação dos métodos de divisão escolhidos!

Boas divisões!!

 

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